segunda-feira, 25 de maio de 2015

Negros que caíram no gosto do público

Taís araújo



Taís Bianca Gama de Araújo Ramos (Rio de Janeiro25 de novembro de 1978) é uma atriz,modelo e apresentadora brasileira de cinema e televisão. Seu primeiro papel de destaque na televisão foi em 1996 como protagonista da novela Xica da Silva, de Walcyr Carrasco, na Rede Manchete. Sete anos depois, protagonizou outra novela, interpretando a personagem Preta, na telenovela Da Cor do Pecado da Rede Globo, escrita por João Emanuel Carneiro.


Taís Araújo nasceu em um família de classe média alta no Rio de Janeiro – seu pai, Ademir, era economista, e a mãe, Mercedes, era pedagoga. Mas a segurança financeira que permitia pagar boas e caras escolas nunca fechou seus olhos para a desigualdade racial. Na escola, uma colega havia perguntando se quem pagava os seus estudos era a patroa da mãe dela, supondo que uma família negra não pudesse ter condições de pagar as mensalidades. O episódio marcou logo cedo a vida da atriz, que passou a ter verdadeira adoração pelo líder da resistência contra o apartheid na África do Sul,Nelson Mandela. O mesmo entusiasmo a faria, anos mais tarde, viajar até os Estados Unidos para assistir à posse de Barack Obama, o primeiro presidente negro do potência mundial.
Sua vida como modelo começou quando tinha apenas 11 anos. Aos 14, fez figuração na abertura da novela “Pátria Minha”. Contudo, foi apenas aos 15 que iniciou sua carreira como atriz no papel de Bernarda em “Tocaia Grande”, da extinta TV Manchete. Mesmo já tendo ingressado na televisão, a jovem ficaria, aos 17 anos, na dúvida entre seguir a carreira artística e estudar Odontologia. Justamente nesta época, ganhou o papel de protagonista da novela “Xica da Silva”. Era a primeira vez que uma atriz negra era o centro da trama na televisão brasileira. A novela foi exportada para diversos países, fazendo com que a nova atriz rapidamente ficasse conhecida mundialmente e fosse eleita pela revista “People” de 2000 um dos 50 rostos mais bonitos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário