Morre uma lenda do blues
Incompáravel em seu estilo e gênero, o mundo perde hoje um dos mais notáveis guitarristas da atualidade.O "B. B." em seu nome significa Blues Boy, seu pseudônimo como moderador na rádio W. Foi considerado ao lado de Eric Clapton e Jimi Hendrix os melhores guitarristas do mundo.
Ao longo da sua carreira, B.B. King foi distinguido com 15 prémios Grammy, tendo sido o criador de um estilo musical único e que faria dele um dos músicos mais respeitados e influentes de blues, tendo ganho o epíteto de Rei dos Blues.
Riley Ben King nasceu numa fazenda de algodão em 16 de setembro de 1925 em Itta Bena, perto de Indianola, no Mississippi, Estados Unidos.
Teve uma infância difícil – aos 9 anos, vivia sozinho e colhia algodão para se sustentar.
Começou por tocar, a troco de algumas moedas, na esquina da Second Street. Chegou mesmo a tocar em quatro cidades diferentes aos sábados à noite.
No ano de 1947, partia para Memphis, no Tennessee, apenas com sua guitarra e $2,50dólares. Como pretendia seguir a carreira musical, a cidade de Memphis, onde se cruzavam todos os músicos importantes do sul dos Estados Unidos, sustentava uma vasta competitiva comunidade musical em que todos os estilos musicais negros eram ouvidos.
Com uma trajetória impecável e uma série de premiações ao longo da carreira, era apreciado por seus solos, nos quais, ao contrário de muitos guitarristas, preferia usar poucas notas.
Certa vez, B.B. King teria dito: "posso fazer uma nota valer por mil".B.B. King é o mais famoso dos bluesmen modernos. Tocando sua indefectível Gibson, a qual ele carinhosamente se refere como Lucille, o vibrato da mão esquerda de King influenciou diversos guitarristas de rock, incluindo Eric Clapton, Mike Bloomfield e David Gilmour, do Pink Floyd. Quinze vezes ganhador Grammy, King já recebeu praticamente todos os prêmios de música que existem, incluindo um Grammy especial por toda sua obra em 1987.
Nascido Riley B. King em 16 de setembro de 1925, em Itta Bena, no Mississippi, ele colhia algodão quando jovem. Nos anos quarenta, ele tocava nas ruas de Indianola, antes de se mudar para Memphis, por volta de 1949, para tocar profissionalmente. Quando jovem, ele estudou as gravações de guitarristas tanto de jazz quanto de blues, incluindo T-Bone Walker, Charlie Christian e Django Reinhardt.
B.B. King morreu às 21h40m do dia 14 de Maio de 2015, enquanto dormia, aos 89 anos.
No início de abril, B.B. King foi internado no hospital depois de sofrer de desidratação causada pelo diabetes tipo 2, doença com a qual convivia há mais de 20 anos.
Ele estava com uma turnê marcada para 2015, mas teve que desmarcar os shows por causa da doença. Durante uma apresentação em Chicago em outubro, o músico passou mal no palco devido a desidratação e esgotamento. Ainda faltavam oito apresentações para terminar a temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário