sábado, 9 de maio de 2015

Cuidados com a pele negra !!!

Cuide de seu cartão de visitas !!!


    A pele negra é mais espessa e, portanto, muito mais resistente e elástica do que a pele branca, uma vez que possui maior quantidade de melanina (proteína presente na 1.ª camada da pele e que lhe dá cor). Essa camada funciona como um verdadeiro "guarda-sol" que bloqueia a radiação solar, fazendo com que ela demore mais para sofrer os efeitos do envelhecimento. Além disso, costuma ser mais oleosa do que a pele branca - uma proteção extra contra as agressões ambientais como o frio, vento, água quente ou sol. "Principalmente na região do rosto, tronco e costas".


   Sem qualquer proteção, a pele negra perde o brilho, tornando-se opaca. Apesar das características benéficas que as pessoas com esse tipo de pele possuem, existem outros problemas mais comuns na raça negra que exigem cuidados especiais sob sol forte. Um deles é a foliculite - infecção na cavidade dos pelos causada por fungos, que acometem principalmente as mulheres, que se depilam com mais freqüência no verão. "Essa doença pode deixar sequelas como cicatrizes altas e grossas, que na maioria das vezes ficam por toda a vida". 

    As áreas mais atingidas são as axilas e a virilha, que após a depilação têm mais facilidade para o crescimento de pelos encravados. Nessa época do ano, além dos cuidados redobrados por conta da exposição ao sol, deve-se prevenir também o aumento de cravos e espinhas, devido à pele negra ser mais oleosa do que as demais. O médico recomenda que a pele seja devidamente limpa, hidratada e protegida à base de protetor solar todos os dias, para que evite a formação de manchas.

    A exposição ao sol causa imunodeficiência, seja qual for a cor da pele e derruba outro mito com relação à pele negra: "os negros também adquirem rugas em função da exposição ao sol", a pele escura tem dez anos de vantagem em relação à mais clara no desgaste provocado pelo sol.

    Considerando essas características e também pelo fato de as peles negras serem propensas ao aparecimento de cicatrizes tipo quelóide e manchas esbranquiçadas, é importante adotar o uso de produtos diferenciados. "Para peles oleosas o ideal é aplicação de protetores em gel que não acrescentam oleosidade", recomendam os especialistas.
    Cuidados necessários
    Para controlar todos os fatores que prejudicam a pele negra, alguns cuidados devem ser tomados:
    * Hidratação diária e intensiva da pele
    * Retinóides para evitar formação de cravos e afinar a pele
    * A hidroquinona -  para clarear as manchas - deve ser usada com cuidado, porque se usada por muito tempo seguido pode causar manchas brancas definitivas
    * Vitamina C associada aos tratamentos oferece menos irritação e uma maior melhora das manchas
    * Proteção solar regular, já que existe uma tendência maior de manchas escuras
    * Evitar produtos com veículo oleoso para face pela tendência que tem de formar cravos.

    Negros devem evitar
    * Substâncias gordurosas
    * Ácidos com concentrações elevadas
    * Produtos à base de álcool
    * Peelings físicos e químicos
    

    Cuide da sua pele com consciência, não só por orgulho de sua cor, mas por cuidados a sua saúde !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário